Este post é para falar de um assunto um pouco diferente dos abordados no blog. Para quem não sabe, sou médica e estou iniciando uma longa e árdua jornada em busca da revalidação do meu diploma na Austrália. O primeiro passo foi a realização de uma prova de proficiência em inglês, o IELTS- International English Language Testing System.
O IELTS é um exame de avaliação do nível de inglês, reconhecido mundialmente, porém mais popular em lugares como o Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia (nos Estados Unidos, o TOEFL é o mais popular). A inscrição para o exame pode ser feita online (por aqui) e até a data em que realizei (24/05/14) era no valor de R$ 500,00. Quando você faz a inscrição, é oferecido gratuitamente parte de um curso online preparatório - "Road to IELTS: last minute"- dando acesso a vídeos, exercícios e provas completas.
Existem dois diferentes módulos de prova: o ACADEMIC e o GENERAL TRAINING , e por isso é importante checar qual dos dois é exigido no seu caso pela instituição de ensino, trabalho ou qualquer que seja o seu motivo para realizá-lo. No meu caso foi o módulo ACADEMIC, então daqui pra frente estarei me referindo a ele.
O IELTS é constituído de 4 seções: Speaking, Listening, Reading e Writing (nessa ordem). O Speaking é feito separado das demais seções podendo ser agendado para o mesmo dia do restante da prova ou não. No meu caso, o Speaking foi agendado para o sábado de manhã (10:40 - 11:00 ), enquanto as demais seções foram realizadas as 13:00 horas do mesmo dia.
É muito importante conhecer o formato da prova- quantas questões, qual o estilo das questões, em qual velocidade devem ser feitas- para não ser pego de surpresa. Para esse propósito, o curso gratuito "Road to IELTS" atende muito bem. Resumidamente temos:
. Speaking:
O Speaking é feito como uma entrevista, frente a frente com um(a) examinador(a). A entrevista é individual e um gravador é utilizado para registro. Tem duração de 11-14 minutos, sendo dividido em três partes:
1. Interview : Esta primeira parte tem duração de 4-5 minutos e serão feitas perguntas gerais a seu respeito, como de onde você é, o que você faz, quais são seus interesses. É uma parte para deixar o candidato mais à vontade .
2. Long turn: A parte que considero a mais difícil. Nessa hora, o(a) examinador (a) irá te entregar um papel (card) com uma tarefa. Haverá uma pergunta e os pontos que deverão estar contidos em sua resposta. Por exemplo:
Describe a place you have visited that you have fond memories of.
You should say:
where this was
why you went there
what you did there
and what it was about the place that makes it so memorable.
why you went there
what you did there
and what it was about the place that makes it so memorable.
Será fornecido papel e lápis, com o prazo de 1 minuto para que você faça anotações para guiar sua resposta. Use esse tempo para escrever pequenos tópicos, palavras-chaves que te ajudem a manter o discurso. Então, você deverá responder, falando continuamente por cerca de 2 minutos.
3. Two-way Discussion: Essa parte tem duração de 3-4 minutos e serão feitas perguntas relacionadas ao assunto da tarefa anterior
Os critérios avaliados são:
1. Fluency and coherence: em fluência observa-se se o candidato repete palavras, faz muitas auto-correções, hesita com frequencia. Na coerência observa-se se você está respondendo de forma completa e lógica o conteúdo perguntado
2. Lexical resource: é observado se o candidato tem vocabulário amplo e se sabe utilizá-lo de maneira adequada
3. Grammatical range e accuracy: observa-se se o candidato forma frases com conteúdo gramatical amplo e correto, por exemplo, se utilizar diferentes tempos verbais e conjugações adequadamente.
4. Pronunciation: Observa-se se o discurso é fácil de compreender, ou seja, se as palavras são pronunciadas corretamente e se o sotaque interfere na compreensão.
Parte escrita:
O IELTS não é feito no computador, é tudo no papel, respondido à mão. A prova pode ser feita à lápis. Não é uma típica prova de múltipla escolha, já que apresenta várias perguntas em que a resposta é semi-aberta- uma ou duas palavras-, outras são no formato True- False- Not given e por aí vai.
Minha parte escrita foi feita numa sala de aula, com cerca de 30 candidatos. Cada cadeira já possui um adesivo definindo o assento de cada um. É permitido ir ao banheiro (exceto durante o Listening obviamente), mas o tempo perdido com isso pode ser um tempo valioso.
. Listening:
Não sei se o sistema é idêntico em todos os locais, mas no meu Listening não haviam fones de ouvido para acompanhar o áudio. O som vinha de uma única caixa de som no canto da sala, o que apesar de ter me preocupado, não foi prejudicial ao entendimento.
O Listening tem uma duração de 40 minutos e é composto de 40 questões, referindo-se a 4 diferentes áudios. Durante 30 minutos os áudios são passados, uma única vez, e enquanto vão passando você deve ir escrevendo as respostas nos locais indicados. Depois, são fornecidos mais 10 minutos para que suas respostas do caderno sejam transferidas à folha de respostas (answer sheet).
Antes de cada um dos 4 áudios, é avisado o que você irá ouvir e a quais questões corresponde. É dado um tempo para que você analise as questões e as opções antes de ouvir o diálogo (um tempinho bem curto por sinal). Durante o diálogo a ser ouvido, vão surgindo as respostas, na mesma ordem das perguntas. Porém, não há uma sinalização clara de que a resposta da pergunta 01 já passou e está na hora de passar à pergunta 02. Nem mesmo há sinalização de que você deve virar a página. O discurso simplesmente vai fluindo enquanto você luta para preencher as respostas.
. Reading:
O Reading tem duração de 60 minutos. Consiste em 4 textos diferentes, com 40 questões no total. Não é fornecido tempo adicional para que as respostas sejam transferidas ao "answer sheet" e, portanto, você deve fazê-lo dentro dos 60 minutos.
Os textos são bem grandes, portanto nem pense em tentar ler todo um texto para em seguida responder às perguntas. É preciso aprender as estratégias de encontrar em trechos do texto as respostas de que você precisa, pois o tempo é muito apertado.
. Writing:
Por último, chega a hora do Writing, também com duração de 60 minutos. É composto por duas tarefas:
. TASK 1 : O texto deve ser redigido em cerca de 20 minutos e conter 150 palavras. Vale metade dos pontos da TASK 2.
É apresentada alguma informação visual- gráficos, tabelas- e você deverá descrever com suas palavras as informações ali contidas.
É apresentada alguma informação visual- gráficos, tabelas- e você deverá descrever com suas palavras as informações ali contidas.
. TASK 2: Texto a ser redigido em 40 minutos, contendo 250 palavras. Nesse texto você deverá dar sua opinião em relação a determinado ponto de vista ou problema, justificando com argumentos .
Aqui o tempo também é curto e é preciso treinamento. Existe uma estrutura básica para o texto, que deve ser treinada , bem como o uso de conectivos.
Os critérios avaliados são:
1. Task achievement: avalia se o candidato cumpriu o que foi solicitado na tarefa (ex: se solicitado os pontos positivos e negativos, ambos devem estar presentes) e se desenvolveu sua argumentação de forma ampla.
2. Coherence and cohesion: Avalia se as informações são exibidas de forma organizada, seguindo uma progressão lógica (introdução, desenvolvimento, conclusão), argumentações que façam sentido. É avaliado também o uso adequado de conectivos, para dar coesão ao texto (However, despite, furthermore, nevertheless, therefore...)
3. Lexical resource: É avaliado o vocabulário, ou seja, a variedade, complexidade e adequação de palavras utilizadas, ou mesma se são escritas corretamente.
4. Grammatical range and accuracy: é observado a complexidade das frases utilizadas, se diferentes tempos verbais são utilizados conforme a necessidade, com as conjugações corretas. É avaliada também a pontuação e o quanto estes itens interferem na compreensão.
Sobre a nota:
O IELTS não é PASS or FAIL; você simplesmente terá seu desempenho avaliado numa escala (band scale) de 0 a 9 . Você receberá uma nota separada para cada uma das 4 sessões, e a média entre elas irá gerar o Overall Band Score.
Segue abaixo uma tabela de conversão do número de acertos, com o Band Score correspondente:
Listening Test - Raw Score Conversion
Raw Score | Band Score | Raw Score | Band Score |
39-40 | 9 | 18-22 | 5.5 |
37-38 | 8.5 | 16-17 | 5 |
35-36 | 8 | 13-15 | 4.5 |
32-34 | 7.5 | 11-12 | 4 |
30-31 | 7 | 8-10 | 3.5 |
26-29 | 6.5 | 6-7 | 3 |
23-25 | 6 | 4-5 | 2.5 |
Academic Reading Test - Raw Score Conversion
Raw Score | Band Score | Raw Score | Band Score |
39-40 | 9 | 19-22 | 5.5 |
37-38 | 8.5 | 15-18 | 5 |
35-36 | 8 | 13-14 | 4.5 |
33-34 | 7.5 | 10-12 | 4 |
30-32 | 7 | 8-9 | 3.5 |
27-29 | 6.5 | 6-7 | 3 |
23-26 | 6 | 4-5 | 2.5 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário